Wednesday, December 07, 2011

É tão fácil


É tão fácil falar… É tão fácil estar de fora a criticar. Tão mais simples ter uma opinião quando não estamos envolvidos, quando desconhecemos os factos e estamos despegados das emoções. É tão simples pôr as culpas nos outros e desvencilharmo-nos das responsabilidades... Apontar o dedo, fazer acusações, procurar bodes espiatórios e adulterar a realidade. Todos temos sempre uma palavra a dizer sobre tudo. Uma opinião, um comentário inofensivo, um conselho.
A introspeção é um trabalho árduo, desgastante e muitas vezes desvalorizado. Ninguém gosta de errar, por mais que nos tentemos convencer do contrário isso é uma ilusão. Todos temos o nosso orgulho e é muito dificil admitir que errámos. Tentamos encontrar desculpas, justificações que racionalizem e expliquem as nossas falhas porque custa ter de admitir que falhámos. Custa fazê-lo perante um público mas por vezes o mais dificil é mesmo o primeiro passo... Admiti-lo a nós mesmos.
É muito fácil ter opiniões, criticar e garantir que faríamos melhor, principalmente quando sabemos que a hipótese de sermos postos à prova é remota.

No comments :