Monday, September 01, 2014

Obrigada Minsk Mazowiecki

Olá a todos, se vos mencionei é porque tenho um especial obrigada para vocês, por isso se forem demasiado preguiçosos para ler tudo simplesmente procurem o vosso nome!

O meu EVS está finalmente a chegar ao fim. Depois de uma longa jornada que começou há quase 5 anos atrás, chegou finalmente a hora de dizer adeus.

Estes últimos 7 meses foram simplesmente fantásticos. Podia dizer que este EVS foi tudo o que desejei, mas estaria a mentir, porque não foi… a verdade é que foi muito mais do que alguma vez poderia sonhar. Estou contente por ter demorado tanto tempo a realizar o meu desejo de fazer EVS porque agora apreciei ainda mais cada oportunidade que me foi dada.
É impossível pôr em palavras tudo o que fiz e aprendi com este projecto, mas posso dizer, sem dúvidas, que foi uma das experiências mais completas da minha vida. Não foi sempre um mar de rosas, houve muitos altos e baixos e desafios, mas sinto que aprendi e cresci com cada um deles e posso dizer com sinceridade que o balanço é muito positivo.

Tinha objectivos muito específicos para o meu EVS e respeitava já muito este prokecto, por isso desde o inicio que dei tudo de mim. Sei que merecemos crédito pelo nosso trabalho, contudo, admito também que apesar do meu esforço, nada disto teria sido possível se não tivéssemos um ambiente tão favorável e que nos permite-se brilhar. É por isso que é tão importante para mim ter um oportunidade de agradecer a cada pessoa que de uma forma ou de outra me ajudou a completar este programa e regressar a casa com um sentimento de missão cumprida.

Assim, sem mais demoras, aqui está. Um grande obrigada,

Aos voluntários de curta-duração – a vossa chegada fez-me ver tudo de uma perspectiva diferente, permitiu-nos ver o quão longe chegámos.

Aos voluntários polacos (aos jovens e aos muito jovens) – por toda a ajuda e disponibilidade, por estarem sempre tão contentes e entusiasmadas por participarem em todas as nossas iniciativas.

Ao pessoal da biblioteca – por serem tão abertos e simpáticos connosco. Principalmente à Asia e à Ania, por nos envolverem e criarem um ambiente tão bom para nós.

Aos professores que nos convidaram para as suas escolas – por nos abrirem as portas das suas aulas. Por nos confiarem os seus alunos e nos darem a oportunidade de desenvolver workshops e actividades com total liberdade e apoio.

Aos directores das escolas – por nos apoiarem e apreciarem o nosso trabalho.

Aos mentores – as minhas e aos dos outros, uns mais presentes que outros, mas todos extremamente prestáveis e disponíveis quando preciso.

Às crianças – grandes e pequenas, dos bebés aos adolescentes. Por nos receberem e se portarem tão bem. Por nos desafiarem, por ficarem sempre tão contentes por nos ver, por voltarem sempre para mais actividades, por serem interessados e cooperarem.

Aos vizinhos do nosso prédio – a quem ensinámos que é simpático dizer “bom dia” no elevador.

À empregada to supermercado – que tentava sempre falar inglês connosco (apesar de não saber), e ainda tentou aprendeu umas palavras em espanhol para nos impressionar.

À comunidade local – por fazerem uma festa tão grande cada vez que dizíamos uma palavra em polaco.

Ao Sean – com quem trocámos ideais e aprendemos novas técnicas.

Aos pais da Eliza – por terem sempre tudo o que precisávamos e por partilharem connosco as suas tradições polacas. Simplesmente por serem adoráveis.

Ao Przemek – por ser o nosso pequeno ajudante e passar tempo connosco. Por nos fazer rir com as suas piadas.

À Mada e à Clare – que cresceram e se desenvolveram muito mais do que conseguem ver. Por partilharem ideis, dramas, desafios e sucessos. Por aguentarem 7 meses apesar do cansaço, saudades ou vontade de ir de férias. Por enfrentarem comigo os desafios de partilhar uma casa,

À Raquel – por ser uma lufada de ar fresco e animar o verão. Por me trazer um pouco daquele sentimento de casa até Minsk Mazowiecki. Por ser dedicada e activa e me deixar orgulhosa por a ter convidado.

À minha patareca e às amigas que me visitaram – por viajarem até à Polónia só para me ver. Por serem curiosas e aceitarem participar nas nossas ideias malucas, por terem uma mente aberta e serem divertidas, por serem quem são.

À família e amigos que não visitaram mas seguiram de perto a nossa jornada – por verem os nossos vídeos, comentarem cada fotografia e adorarem cada update.

E claro, à Eliza – para quem nem tenho palavras suficientes para explicar o quão contente estou por fazer parte deste projecto. Por ver o meu potencial há 5 anos atrás e insistir na ideia até torna-la realidade. Por ser a melhor coordenadora, mas mais importante que isso, por ser uma amiga.


Obrigada a todos vocês porque sem o vosso apoio e confiança não teria tido esta experiência fantástica. Estou muito grata pelo tempo que passei em Minsk Mazowiecki e desejo apenas que mais pessoas possam experienciar esta oportunidade única e incrível. 

No comments :