Sunday, July 01, 2012

Para Vocês



Há coisas que fazemos sem pensar, seguindo apenas o que é  natural e nos sai fluidamente.
Escrevo em inglês não por uma questão de estilo ou de mania, simplesmente porque, por alguma razão, é nessa língua que o meu cérebro processa e através dela que consigo traçar um retrato mais fiel dos meus pensamentos. Não gosto de contrariar esta tendência, fugir ao que é confortável, mas existem momentos em que a excepção realmente vale a pena.
Este tinha de ser em português. Este tinha de ser perceptivel para todos vocês.
Quem me conhece sabe que esta aventura não foi vivida de ânimo leve. A parte da escrita foi apaixonante, mais do que alguma vez imaginei, viciante, mesmo. Foram 22 dias de escrita intensa em que esta história era tudo o que pensava durante o dia e sonhava durante a noite (ou vice-versa se considerarmos os meus turnos). A parte da partilha e divulgação contudo... foram 9 meses (só agora me apercebo que este meu bebé teve realmente 9 meses de gestação), 9 meses de muitas dúvidas e hesitações. Incertezas e ansiedades que sei que certamente, que se tivesse dependido meramente de mim, me teriam levado a negar a este livro a oportunidade de ver a luz do dia.
Não sou muito boa com pessoas, mas felizmente elas são boas comigo, e foi o estar rodeada de gente que acredita e me desafia que me levou a tomar este passo. Às vezes, mais do que alguém que oiça os nossos medos, precisamos de alguém que nos empurre do precipicio; mais do que ter alguém que acate as nossas ordens para sossegar, precisamos de alguém que continue a forçar a barra; e mais do que cedermos aos pedidos de segurança da nossa mente, precisamos de nos atirar de cabeça.
Foi um longo processo, que ainda não terminou. Um caminho nem sempre plano, mas feito de altos e baixos e alguns tropeções. Ainda é tudo um pouco surreal, ainda tremo quando oiço comentários, nas o balanço é sem dúvida positivo. Uma experiência que me ensinou muito sobre quem está à minha volta e sobre mim mesma, e ainda, me mostrou tudo o que ainda tenho de aprender. Não foi perfeito, nem ideal, nada o é, mas foi sem dúvida especial.

4 comments :

Rita said...

É mais fácil quando escrevemos para nós próprios, mas não é de facilidades que se dão os grandes feitos... Espero que este seja o inicio de uma longa carreira na escrita. Nós estaremos cá para ler!

sol said...

Como sempre, muito bonito.Obrigada

Marco Mateus said...

Depois de ver este texto em portugues apeteceu-me espancar-te... De uma forma simpatica. Arrisca tambem a escrever em portugues. Ta excelente! Beijinhos e quero ver esse livro em breve. ;)

Fi Ferreira said...

ahah Thank you Marco, prometo tentar ;)