Thursday, October 11, 2018

The big 3-0 / Os grande 30


Nota: Versão portuguesa mais abaixo


On the morning of my 6th birthday I woke up in the morning and ran straight to the kitchen. I opened the third drawer, found a balloon and blew as hard as I could… nothing happened. Frustrated, I put the balloon aside, puckered my lips and blew… again nothing happened! I was crushed, absolutely crushed. For the past months I had admired how my cousin could whistle and blow up balloons on her own. She was 10 months older than me and she had promised me these were skills “only six year olds could master”. To my disappointment, despite being older, clearly nothing had changed overnight… It was a hard lesson at the time, but I’ve learned! And the same lesson goes regardless how old you are turning. Nothing will change just because you are turning a year older. 

We tend to perceive our lives in terms of milestones, and round numbers like 30s, 40s, etc, are definitely some of those that are often overrated. I guess turning 30 can be scary for some people… if you weren’t willing to admit it before, now there’s no escape, you are an adult! But what does that mean? What does it mean being an adult? What does it mean being 30? The truth is that it doesn’t mean anything… or better yet, it can mean whatever you want it to mean! You have a choice, you define how you want to look at it. It can be a year like any other, or it can be a turning point, it all depends on how you face it.

I read somewhere that “the only time you really live fully is from 30 to 60 [because] the young are slaves to dreams [and] the old servants of regrets” and if we look at it not necessarily from a chronological age point of view, but from a state of mind point of view it makes sense to me.

I was a slave to dreams.

As a child I lived in a bobble. I was a kid who was always happy, I woke up happy. I dreamed big and I believed in… well, everything. Then reality stroke and for a very long time I struggled hard. I was constantly disappointed at myself because I couldn’t possibly achieve the ideals I had set up myself for, I could never be enough for the standards I thought I must fit in. I was chasing a future that wasn’t humanly reachable.

Everything that came after that perfect childhood bobble has been a constant struggle. People tell you to give it time, that it’s just a phase, and that’s probably the worst advice I’ve ever been given! All those years, I kept waiting for the phase to finish, I kept waiting for clear skies, I kept waiting for the time I would finally feel like I belong… until one day I realised this “just a phase” situation had last for over 15 years!

This awareness was depressing at first, terrifying even, but after a little while, surprisingly enough I felt relief. A new sense of freedom and liberation came with knowing that life would never get simpler and time would never magically fix anything, so I could stop waiting, and finally start living. Change doesn’t happen overnight or all at once, it’s all in the little things, in the challenges you dare to face, in the small victories that nobody sees. You will never go back to who you were, I can’t deny that by this age all innocence has been lost, but by now it has been replaced by a new sense of reality, mixed with a strong sense of hope and a healthy belief that, one way or another, everything will work out.

Growing older means you have to concede some defeats, namely, that unlike you were told as a child, some things will never be possible no matter how hard you work for them. But growing up means you take ownership for who you are and who you want to be. It means you make a choice - whether you want to keep finding excuses or put in the work to be the kind of person you want to be, the kind of person you know you have the potential to be.

As I was reflecting on the past year, I realised, that actually, for me 30s were a year of change and big decisions, but it just happened naturally, I didn’t rush or plan any of them because I had turned 30 and in all honesty everything that has happened, that I made happen during this past year, was only possible because of everything I went through the years leading up to this one. This might have been the biggest change, the self-awareness. I have always been an insightful person, but sometimes I was too close to be able to really see what was going on. I focused mostly on the things I hadn’t achieved yet, the times I had failed, the people I might have let down. If anything, age brought me a new perspective.

In  hindsight I realised that despite all the struggles and my darkest hours, or the lack of faith for better days, there was one thing I had never stop doing… trying! I’d refused to cave to my fears and it was by facing them, by constantly crossing the line, that I made change happen. All the experiences that I had, all the ups and downs, all the tears and sleepless nights, led me to right here, to a place where I felt ready and confident to make these decisions and embrace change.

Growing up doesn’t mean you’ll have a better understanding of life, what you do have is a better understanding of who you are and your needs. You start feeling more comfortable in your own skin, you let go of that urge to please others and you finally realise that it is okay not to fit in a box. You learn to identify your strengths and even to embrace your flaws.

You may worry if I say I quit pursuing happiness, however what I realised is that I’m not the kind of person who will ever be content. I will never be completely happy, I know that much about me, because I will always be searching for more… and that’s not necessarily a bad thing. There’s nothing wrong with working for more, as long as you don’t forget to appreciate what you have along the way. Or who…

Which is another benefit of this stage in your life, you know who your core people are. You realise how important it is to be surrounded by quality people, who keep you grounded and inspire you to be a better version of yourself. You are open to new friends and possibilities, but you know who will be there to tell the story when the curtain falls.

Some people do feel the pressure of turning 30 or being close to it. Some of this pressure comes from society but quite a big load of it is self-inflicted. But take it from me: turning 30 isn’t all that bad. Turning 30 doesn’t make life easier or worse, but I think if you go into it with the right mind set it may give you some clarity. If you stop listening to the voices that tell you what you should do or not do by this age and be bold enough to listen to your inner voice instead, you may find the courage to keep fighting for what you believe in.






  ::::::::::::::::::::::::::::


No dia do meu sexto aniversário, saltei da cama e corri para a cozinha! Abri a terceira gaveta a contar de cima, encontrei um balão e soprei com toda a minha força... não aconteceu nada. Frustrada, deixei o balão de lado, humedeci os meus lábios e soprei novamente... e mais uma vez não aconteceu nada! Foi provavelmente a primeira grande desilusão da minha vida. Durante meses tinha admirado como a minha prima era capaz de assobiar e encher balões sozinha. Ela era apenas 10 meses mais velha que eu, mas tinha-me garantido que era por isso que o conseguia fazer, pois estas eram coisas que “apenas as pessoas com 6 anos conseguiam fazer”.  Para grande desalento meu, contudo, apesar de ter ficado mais velha, nada havia mudado. Foi uma lição dura na altura, mas aprendi! E a mesma lição aplica-se independentemente da idade que fazemos. Nada muda do dia para a noite, nada muda simplesmente porque estamos mais velhos.

Tendemos a ver a nossa vida em termos de metas, e números redondos como 30, 40, etc, são definitivamente alguns dos momentos que são excessivamente valorizados. Fazer 30 anos pode ser assustador para algumas pessoas... se não estavam dispostas a admiti-lo antes, agora não há como escapar, são adultos! Mas o que é que isso significa? O que significa ser adulto? O que significa ter 30 anos? A verdade é que não significa nada... ou melhor, significa aquilo que nós quisermos! Temos uma escolha, somos nós quem define como queremos olhar para isso. Pode ser um ano como qualquer outro ou pode ser um momento de viragem, tudo depende de como o enfrentamos.

Li algures que “a única altura em que se vive plenamente é entre os 30 e os 60 anos [porque] os jovens são escravos dos sonhos [e] os velhos criados dos arrependimentos” e se olharmos para isso não necessariamente do ponto de vista de idade cronológica, mas do ponto de vista de estado de espírito, faz sentido.

Eu era escrava dos meus sonhos.

Enquanto criança vivia numa bolha. Era uma criança que estava sempre feliz, eu acordava feliz! Sonhava grande e acreditava em... bem, tudo. Depois a realidade atingiu-me de repente e durante muito tempo a luta foi difícil. Vivia desiludida comigo mesma por não conseguir atingir os ideais a que me propunha, nunca me sentia suficiente para os padrões que acreditava ter de atingir. Estava a perseguir um futuro inalcançável para qualquer ser humano.

Tudo o que veio depois da “bolha da infância” é uma batalha constante. As pessoas dizem-nos para darmos tempo ao tempo, que é apenas uma fase, mas isso é o pior conselho que alguma vez recebi! Durante anos esperei que a fase acabasse, durante anos esperei por melhores dias, durante anos esperei pelo momento em que finalmente sentiria que pertencia... até que um dia percebi que esta situação, que esta “fase”, durava há mais de 15 anos!

Inicialmente esta tomada de consciência foi deprimente, aterrorizadora até, mas pouco depois, surpreendentemente essa depressão foi substituída por alívio. Perceber que a vida nunca se iria tornar mais fácil e que o tempo jamais iria resolver tudo, trouxe-me um novo alento, trouxe uma sensação de liberdade e determinação – finalmente podia parar de esperar e simplesmente... viver. A mudança não acontece de um dia para o outro, está tudo nas pequenas coisas, nos desafios que te atreves a enfrentar, nas pequenas vitórias que ninguém vê. Nunca voltamos a ser quem éramos no passado, não posso negar que nesta idade a inocência da infância já foi completamente perdida, mas foi substituída por um novo sentido de realidade misturado com uma dose certa de esperança de que tudo vai correr bem.

Envelhecer implica aceitar algumas derrotas, nomeadamente, que ao contrário do que nos disseram em crianças, algumas coisas são inantigiveis, por mais que nos esforcemos para as atingir. Mas crescer implica significa assumir responsabilidade por quem somos e quem queremos ser. Implica tomar uma decisão – continuar à procura de desculpas ou dedicarmo-nos a ser a pessoa que queremos ser, a pessoa que temos o potencial para ser.

Estive a reflectir sobre o último ano e percebi que no meu caso os 30 foram efectivamente um ano de mudanças e grandes decisões, mas isso aconteceu naturalmente, não me precipitei simplesmente por ter atingido os 30 anos. Aliás, tudo o que aconteceu neste último ano, tudo o que fiz acontecer, só foi possível devido a todas as vivências que tive durante os anos anteriores. Talvez isso seja a maior mudança, esta consciência. Sempre fui uma pessoa reflexiva, mas às vezes faltava-me a distância necessária para perceber o que realmente se estava a passar. Focava-me demasiado no que ainda não tinha atingido, nas vezes que havia falhado, nas pessoas que podia ter desiludido. Se houve algo que a idade me trouxe foi uma nova perspectiva.

Em retrospectiva cheguei à conclusão que apesar de todas as lutas, da falta de fé, e mesmo nos meus momentos mais negros, houve uma coisa que nunca deixei de fazer... tentar! Sempre me recusei a ceder aos meus imensos medos e foi ao enfrentá-los e ao forçar-me a sair da zona de conforto constantemente que aos poucos a mudança aconteceu. Todas as experiências que tive, todos os altos e baixos, todas as lágrimas e as noites em branco, conduziram-me até aqui – um lugar onde me senti pronta e confiante para tomar as decisões que tomei este ano e abraçar a mudança.

Crescer não significa ter um melhor entendimento da vida, o que temos é um melhor entendimento de nós mesmos e das nossas necessidades. Passamos a sentir-nos mais confortáveis na nossa própria pele, abdicamos de tentar agradar a toda a gente, e acabamos por perceber que não faz mal sermos diferentes. Aprendemos a identificar os nossos pontos fortes e até a aceitar os nossos defeitos. Talvez se preocupem se vos disser que abdiquei de perseguir a felicidade, no entanto, o que percebi é que não sou o tipo de pessoa que irá alguma vez sentir-se totalmente satisfeita. Nunca serei completamente feliz, sei isso sobre mim, porque sei que quererei sempre mais, estarei sempre à procura de mais... e isso não é necessariamente mau. Não há nada de errado em querer sempre mais, desde que não nos esqueçamos de apreciar tudo o que já temos. Ou quem...

Que é outro benefício que esta idade nos traz, sabemos quem são as nossas pessoas, as nossas referências. Percebemos a importância de nos rodearmos de pessoas de qualidade, que nos mantêm focados e que nos inspiram a procurarmos sempre ser a melhor versão de nós mesmos. Estamos abertos a novas amizades, mas sabemos quem estará lá para contar a história quando o pano cair.

Algumas pessoas sentem a pressão de fazer 30 anos, ou de estar perto desse marco. Parte dessa pressão é atribuída pela sociedade, mas grande parte é autoinfligida. Mas acredita em mim: fazer 30 anos não é assim tão mau. Fazer 30 anos não torna a tua vida mais fácil nem mais complicada, quanto muito, se entrares nos 30 com a mentalidade certa poderá trazer-te alguma clarividência. Se parares de ouvir as vozes que dizem o que deves ou não fazer com esta idade e fores atrevido o suficiente para ouvires a tua voz interior poderás encontrar a coragem que precisas para continuares a lutar pelo que acreditas.

2 comments :

annee said...

Love it, love you, love, love, love that I have you in my life!!!

sol said...

É isso mesmo. O foco não está no envelhecer mas aquilo que fazemos da nossa vida. Continua assim.